As vantagens de alugar imóvel na imobiliária

Na hora de alugar imóvel são muitas as dúvidas e inseguranças tanto do locador quanto do locatário pois, são duas pessoas desconhecidas, na maioria das vezes, que irão celebrar uma transação complexa, onerosa e que requer muito cuidado.

Algumas pessoas preferem contratar um advogado para escrever o contrato e dispensar a imobiliária. Isto pode parecer bom na hora de fechar o negócio, mas é uma péssima ideia para administrar o restante da relação entre as partes.

Isso porque, a locação é feita de três momentos (e não apenas da assinatura do contrato):

  • O contrato: que é o início de tudo. Escrever um contrato que deixe ambas as partes em segurança é algo complexo e que deve ser feito por um especialista conhecedor deste tipo de transação;
  • A vivência: é a parte em que o imóvel está sendo locado e o morador está vivendo lá. Durante este tempo, problemas ocorrem (vizinhos, obras, sinistros). Para administrar qualquer tipo de necessidade que possa aparecer, nada como contar com a imobiliária;
  • Rescisão: quando da entrega das chaves, por término de contrato ou combinado entre as partes, há uma série de fatores a serem checados. Isso deve ser feito de maneira imparcial, por um especialista que entenda do mercado e do contrato celebrado.

Isso tudo sem contar a etapa antes de alugar imóvel: é necessário divulgar a oferta de locação e, para isso, é muito melhor contar com a ampla rede de uma imobiliária e com seus corretores especialistas.

Ainda dando um passo para trás, outro aspecto importante a ser tratado com a imobiliária é a precificação do imóvel. Os especialistas destas empresas fazem pesquisas de mercado a todo momento e sabem o preço correto e justo para alugar imóvel.

Veja as vantagens de alugar imóvel com imobiliária para cada parte

Para o inquilino

  • Saber que vai alugar imóvel por um preço de mercado (justo);
  • Alugar imóvel nas condições demonstradas (e não será enganado);
  • Certas imobiliárias exigem algumas questões na entrega do imóvel, que podem chatear o locatário, como entregar a residência com as paredes pintadas. Porém, o inquilino, neste caso, também recebeu um imóvel recém pintado.

Para o locador

  • Verificação do cadastro e outros aspectos do inquilino para diminuir riscos de inadimplência e problemas;
  • As cobranças são feitas pela imobiliária (aluguel, seguros, condomínio, IPTU etc.);
  • Vistorias e checagem de pagamentos no caso de rescisão.

Vale lembrar que estas condições favoráveis só serão válidas no caso da contratação de uma imobiliária séria e competente para intermediar o aluguel do imóvel. A negociação calma e a confiança do locador em relação à empresa também contam.

E, claro que, ao alugar imóvel com imobiliárias, tanto o locador acabará com certa desvantagem financeira, quanto o locatário (que poderia negociar diretamente e tentar um desconto); porém, é altamente recomendável a contratação deste intermédio profissional para garantir a boa relação e contratação. Até porque, esta desvantagem é pequena perto dos riscos de alugar imóvel por conta própria. Desta forma, ambos poupam muita dor de cabeça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *