Após a praia, veja as atrações culturais de Rio das Ostras3 minutos de leitura

Situada na Região dos Lagos, a 170 km da capital do Rio de Janeiro, Rio das Ostras é um destino turístico muito apreciado por sua natureza exuberante, praias e sol praticamente o ano inteiro. Com apenas 115 mil habitantes, é uma cidade bem tranquila com seus 28 km de litoral de águas limpas. Praias não faltam para aproveitar os dias de sol, mas nos dias de chuva, quem estiver em Rio das Ostras também tem algumas boas opções para aproveitar o dia. Veja estas dicas.

4 opções de passeios culturais em Rio das Ostras

1. Museu Arqueológico Tarioba

O Museu Arqueológico Tarioba guarda artefatos e materiais encontrados por acaso no ano de 1995 durante escavações para uma construção. Há esqueletos, conchas, pedras e ostras gigantes de cerca de 2.000 e 4.000 anos. O Museu mantém uma exposição permanente de peças catalogadas por época, origem e denominadas pelo Instituto de Arqueologia Brasileira, reconstituindo a pré-história da região.

Os visitantes podem participar de diversas atividades como encontros de arqueologia, debates, palestras e oficinas de gestão de acervo de museus. Um passeio ideal para um dia de chuva, quando crianças e adolescentes encontram um jeito muito interessante de aprender história. O Museu fica na Praça São Pedro, nº 109, no centro de Rio das Ostras e, embora fique às margens de uma rodovia, também fica próximo do mar, de onde se pode ouvir o barulho das ondas.

2. Praça do Trem

Um ótimo passeio para se fazer em dias de chuva é visitar a Fábrica de Tapetes e Bonecas, na Praça do Trem, no distrito de Rocha Leão. É um projeto criado pela Fundação de Cultura Rio das Ostras, dentro de um programa de geração de renda. O local oferece um belo playground, quadra poliesportiva e academia de ginástica.

Na frente da estação, pode-se apreciar a réplica de uma locomotiva tombada pelo Patrimônio Histórico. Na colorida fábrica de bonecas, algumas artesãs confeccionam as bonecas de pano e ainda enfeites para quartos infantis, panos de prato, jogos americanos, tapetes e outras peças decorativas que são o encanto dos visitantes.

3. Casa da Cultura Bento Júnior

A Casa da Cultura Bento Júnior é um dos pontos culturais mais conhecidos de Rio das Ostras por suas intensas atividades. Em seu salão principal realiza exposições de artes plásticas e tem também um centro de memória documental do município. Funciona num dos imóveis mais antigos da cidade, tombado pelo patrimônio histórico e cultural da cidade.

Este imóvel era utilizado no final do século XIX como um armazém destinado à guarda de apetrechos de pesca e depósito de sal. No ano de 1940 transformou-se em residência da família do conhecido médico Bento Costa Júnior. Estão em exposição atualmente interessante mobiliário e objetos da década de 20, que vale a pena conhecer. A Casa da Cultura fica na Rua Dr. Bento Costa Júnior, 70 em Rio das Ostras.

4. Sala de Leitura Rocha Leão

>Visitar uma Biblioteca é sempre muito inspirador. Instalada no Centro Ferroviário de Cultura, a Sala de Leitura Rocha Leão conta com um grande acervo de literatura em geral e infanto-juvenil, que hoje somam mais de 1.500 exemplares, cuidadosamente preservados. Dois computadores são disponibilizados para uso público.

O Centro Ferroviário de Cultura funciona na antiga Estação Ferroviária de Rocha Leão. As paredes de blocos de pedra bruta dão um ar bucólico à construção, restaurada e transformada em espaço cultural em 1999. Conjuntamente pode-se apreciar o Museu Ferroviário, que apresenta uma exposição permanentes de documentos e peças da Estrada de Ferro Leopoldina Railwau.

Conhece alguma outra atração cultural em Rio das Ostras? Então compartilhe com a gente nos comentários!