Preparando o apartamento para alugar5 minutos de leitura

Não existe fórmula pronta de como preparar o apartamento para alugar. Tem inquilino que prefere receber o apartamento vazio e decorá-lo de acordo com o seu estilo. Tem outros que preferem contar, ao menos, com os móveis essenciais. Disponibilizar móveis de primeira necessidade e espaços renovados também costumam ajudar na locação. Para ajudar nessa decisão, o Habitissimo traz dicas simples de decoração para o seu imóvel para aluguel, criando um ambiente leve e desejado por quem está procurando.

Áreas livres são bem-vindas

Imóveis pequenos precisam de um certo cuidado na organização. Por quê? Porque ambientes desorganizados e muito cheio de elementos acabam dando a sensação de aperto. Não deixe que o excesso de móveis atrapalhe a luminosidade. Pense em móveis que sirvam para os principais tipo de armazenagem e, de preferência, usando modelos de embutir nas paredes, facilitando a circulação.

Preparando o apartamento para alugar

Espaços neutros

O seu imóvel pode ter uma decoração mais arrojada ou mais clássica, é uma escolha sua. Mas o que vai bem mesmo na hora de colocar para alugar é a neutralidade. Esse tipo de decoração valoriza os pontos fortes da casa e dá ao inquilino a possibilidade de colocar a personalidade dele na decoração. Acredite, isso conta muitos pontos. Por isso, invista em elementos que não sejam muito chamativos: cores brancas ou neutras transmitem elegância, limpeza e sensação de amplitude, além de permitir a inclusão de diferentes acessórios, móveis e objetos de decoração.

Preparando o apartamento para alugar

Luz é vida

Faça um teste: entre em sites de imóveis para alugar e olhe as fotos. Apartamentos mal iluminados passam a sensação de clausura e até uma certa tristeza. Já os bem iluminados são diferentes: parecem amplos, vivos, aconchegantes. Por isso, aproveite ao máximo a iluminação que o apartamento oferece. Se tem bastante iluminação natural, ótimo. Se não tiver, crie um ambiente acolhedor usando lâmpadas e luminárias. Utilize-as de acordo com cada cômodo e para lugares estratégicos você pode usar LED e spots de luz, valorizando cada espaço da casa. E não se esqueça de usar tons claros e paredes brancas: elas ajudam a multiplicar a luz e valorizar bastante o ambiente.

Preparando o apartamento para alugar

Deixe a bagunça do lado de fora

A gente já alertou lá em cima, mas vale repetir: não encha a casa de modo desnecessário. Os móveis que não servem mais ou que estão antiquados não devem ficar. Se o espaço é pequeno, invista em móveis de embutir. Deixe o espaço livre e organizado. É melhor um apartamento vazio do que cheio de móveis que joguem o ambiente para baixo. Crie um espaço funcional e bem equilibrado. Seu corretor agradece.

Preparando o apartamento para alugar

Móveis funcionais e atemporais

É bom ter na cabeça o seguinte ponto na hora de alugar: o imóvel é seu, mas o apartamento é sempre do inquilino. Por isso não caia na tentação de dar o seu toque pessoal na decoração. Procure usar móveis atemporais e neutros, que podem servir como coringas para qualquer decoração. Móveis resistentes também são valorizados e conseguem se manter conservados por mais tempo. E isso vale, principalmente, para os móveis que ficam embutidos e em espaços como cozinha, quartos e banheiros.

Preparando o apartamento para alugar

Equipe a casa adequadamente

Seja na hora de conhecer uma pessoa ou um imóvel, a primeira impressão é fundamental. Uma casa que não está pronta para receber os inquilinos, costuma assustá-los de imediato. Por isso, é importante deixar a casa bem arrumada, com os móveis essenciais para a mudança do futuro morador. Cozinha e banheiro devem ter armários para armazenagem básica. Esses cuidados dão um ar de qualidade e cuidado com o imóvel e costumam encantar os pretendentes.

Preparando o apartamento para alugar

Mude antes da mudança

Deixar seu apartamento sempre com cara de novo é a melhor maneira de manter ele valorizado.

Por isso, vale a pena observar alguns pontos:

  • Uma cozinha em boas condições é imprescindível. Cuide para que os encanamentos estejam em bom estado. Aplique uma camada de tinta e verifique se os armários precisam de puxadores novos.
  • Renovar o banheiro também não é difícil. Se precisar, dê um retoque nos azulejos, troque o chuveiro, mudar o box e verifique se o armário está em perfeito estado. Ah, vale também uma conferida nas torneiras e no espelho.
  • Se as portas e janelas estiverem em bom estado, você pode aplicar uma mão de verniz ou de tinta. Se precisar, troque os puxadores.
  • Existem milhares de maneiras de dar uma renovada no piso. Se o piso original estiver bom e você gosta dele, pode apenas dar uma encerada ou polimento, dependendo do material. Se não, uma solução simples é aplicar revestimentos por cima dele como pisos vinílicos, laminados ou pavimentos diferenciados.

Preparando o apartamento para alugar

Não esqueça dos espaços exteriores

Uma boa sacada é um enorme diferencial na hora de alugar. Então, nada mais justo do que dar uma atenção especial a ela antes de anunciar o imóvel. Se os móveis não estiverem em boas condições, dê uma renovada com um toque de verniz ou tinta. Se o piso não estiver em perfeitas condições, vale as mesmas dicas lá de cima: aplique um revestimento bonito, prático e não muito caro.

Preparando o apartamento para alugar

E então? Tem mais alguma dica que você gostaria de dividir com a gente?