Dicas antes de alugar um imóvel

3 minutos de leitura

Quando você decide alugar apartamento já dá aquele frio na barriga: o que fazer pra não errar na escolha e se arrepender depois?

Além de contrato, seguro-fiança e burocracia, que por si só já dão um trabalhão, existem outros pontos que precisam ser observados: infiltrações, funcionamento de portas e janelas, quantidade de tomadas e muitos outros itens que precisam ser avaliados.

A sorte é que você tem com quem contar nessas horas. O Habitissimo, por exemplo, fez uma lista dos detalhes que passam despercebidos e que se você precisa ficar atento antes de bater o martelo. São eles:

Toda atenção é pouca

Dicas antes de alugar um imóvel

Quase ninguém observa os pequenos detalhes de um apartamento. Geralmente observamos o imóvel de uma forma geral, mas é importante checar torneiras e chuveiros, acender luzes, puxar descarga, abrir e fechar portas, testar fechaduras, enfim, situações que fazem parte do dia-a-dia e que não podem estragar a sua chegada na casa nova.

Número de tomadas

Dicas antes de alugar um imóvel

O mundo é dos eletro-eletrônicos. Logo, quanto mais tomadas você tiver em casa, mais bem servido você estará. Se não, você estará em breve quebrando paredes pra poder usar o forno elétrico novo ou pra ampliar a rede wi-fi de casa. O número de tomadas e a disposição delas é fundamental. Ah, aproveite e verifique o padrão das tomadas, se de dois ou três pinos. Isso evita transtornos na hora de estreiar a casa nova.

De olho nas manchas de umidade

Dicas antes de alugar um imóvel

Infiltrações são um pesadelo pra qualquer inquilino. Por isso fique atento a manchas nas paredes. Uma mão de tinta pode esconder as infiltrações, mas costumam deixar essas marcas. Sendo assim, não esqueça de procurar por manchas escuras, principalmente em banheiros e nas cozinhas, ao lado das janelas.

E a garagem?

Dicas antes de alugar um imóvel

Uma vaga na garagem vale muito. Se você tiver um ou mais carros, vale a pena dar uma olhada como são as condições da garagem do condomínio. Se o número de vagas é suficiente, se é possível alugar vagas, se elas são cobertas ou descobertas. Você pode também negociá-las com o proprietário. Caso a garagem não tenha vagas, você pode dar uma volta pelo bairro e checar se existem estacionamentos por perto, ou se a rua é tranquila e permite que você estacione na frente do imóvel. Em caso de haver vaga na garagem, não se esqueça de olhar se ela é bem localizada, se é fácil de manobrar e se seu carro fica trancado por outro.

Portas e janelas

Dicas antes de alugar um imóvel

Eis uma dupla que quase sempre passa despercebida na hora de avaliar um imóvel. Portas e janelas são muito utilizadas e, portanto, sujeitas a desgastes. Se as janelas estiverem abertas, tente fechá-las e abra-as novamente. Faça o mesmo com portas e basculantes. Pode parecer bobagem, mas uma janela com defeito vira uma grande dor-de-cabeça com o passar do tempo. E basta uma checagem simples pra evitar que isso aconteça.

Os móveis do proprietário

Dicas antes de alugar um imóvel

Alugar a casa já com alguns móveis pode ser bem prático, mas é bom você anotar direitinho tudo o que ficou na casa e não é seu. Essa lista pode, inclusive, ser colocada no contrato. Essas anotações são importantes, porque você pode apontar objetos com defeitos para evitar desgastes lá na frente. Algumas imobiliárias costumam fazer esse inventário junto com os candidatos a ficar com o imóvel. Se não for o caso, e você estiver tratando direto com o proprietário, fique atento.

Limpeza

Cuidado com casas bagunçadas. Elas podem esconder defeitos e problemas que estão por trás da desorganização. Além disso, casas bagunçadas geralmente são mal conservadas também. Vale dar uma olhada nas áreas comuns do prédio, ver se a vizinhança ajuda na conservação e como é feita a manutenção dos equipamentos do condomínio. Enfim, pequenos cuidados que podem fazer uma grande diferença na hora de escolher a casa nova.

.