10 dicas para decoração do seu banheiro: práticas e cheias de charme

5 minutos de leitura

No passado, o banheiro nem era chamado de banheiro, mas de casa de banho. Era um ambiente com metragens muito maiores do que os das nas casas modernas.

E mesmo adornado – como fora nas residências de famílias mais ricas –, funcionava apenas para a higienização do corpo humano. Só mais tarde é que passou a servir também como local de descarte de dejetos, não passando disso.

Agora, nos dias de hoje, mesmo o menor dos banheiros tem muito mais do que essas funcionalidades. Ele serve como um refúgio para os momentos de relaxamento, meditação e purificação da mente. E é exatamente por este motivo que o seu planejamento necessita tanto da atenção de arquitetos e designers de interiores.

Dicas de decoração para banheiros

Iara Kilaris

A decoração de um banheiro precisa transmitir, acima de tudo, a ideia de organização e limpeza. Depois, de conforto, tranquilidade e bem estar.

Essas são as características mais desejadas pelas pessoas para esse tipo de cômodo – e nada menos que isso. E quando o imóvel é pequeno, como um apartamento, aí que o banheiro precisa ficar mais agradável aos olhos humanos.

Não é porque o banheiro é um espaço da casa onde não se realiza qualquer socialização entre pessoas que ele precisa ser sem graça. Pelo contrário, afinal, todo mundo vai ou não vai ao banheiro?

Pensando nisso, escrevemos este texto com dicas pra lá de especiais sobre como deixar esse espaço da sua casa mais agradável, estiloso e diferenciado. Vamos abusar da criatividade, viu? Então, confira!

Planejando a arquitetura do banheiro

Antes de decorar o seu banheiro, a pessoa precisa fazer um estudo aprofundado de como explorar, ao máximo, todo o espaço disponível. Talvez ela venha a precisar da opinião de um especialista, como um arquiteto ou designer de interiores.

Por que isso? Para conseguir melhorar a circulação do ambiente, ter uma distância mais adequada entre os equipamentos, e um box e bancada de pia maiores.

O projetista precisa garantir, ao mesmo tempo, que haja estilo e funcionalidade. Ele precisa pensar no todo.

Por exemplo, onde ficará a cuba, o vaso sanitário e o chuveiro? Quantos pontos de água, esgoto e iluminação serão necessários? O que já existe, pode ser mantido ou precisa ser modificado? E como fazer essas mudanças sem comprometer a harmonia do conjunto e a estrutura da edificação?

Para fazer um pequeno banheiro parecer maior, o proprietário pode investir em várias coisas. Primeiro, em muitos espelhos. Também em folhas transparentes e de correr para a área do chuveiro. Uma boa iluminação – tanto difusa quanto focal. E, por fim, em móveis planejados sob medida – um exemplo é o armário que fica abaixo da pia, conhecido como gabinete.

Quando o assunto é a sensação de amplitude, outro fator importante a se destacar são os tons de cores dos acabamentos. Os mais claros, como o bege, são melhores para aquelas propostas em estilo tradicional – próprias para quem não quer arriscar na decoração.

Todavia, também existe uma infinidade matizes escuras e vibrantes que combinam bem com banheiros e lavabos, como o azul e o verde.

Dicas de decoração para banheiros

Revaglia Arquitetura

Em verdade, para renovar o visual de qualquer recanto da casa, às vezes, uma boa camada de tinta já é o suficiente.

Claro que no banheiro isso não seria diferente. Existem tintas próprias para se passar sobre o azulejo, por exemplo.

Agora, se a pessoa tiver mais dinheiro ela pode investir em outros acabamentos, como porcelanatos, granitos e pastilhas – ou apenas pastilhas adesivadas.

Planejando a decoração do banheiro

Para quebrar com a monotonia das cores claras, normalmente empregadas nos banheiros, nada melhor do que peças mobiliárias mais coloridas. Também é favorável o acréscimo de certos acessórios. Assim, fica mais fácil criar uma decoração bonita e funcional para esse ambiente – qualquer pequeno detalhe fará toda a diferença em sua atmosfera.

Para mudar o visual do banheiro não precisa de tanta coisa quanto se pensa. O bom disso é que, de tempos em tempos, tudo pode ser reinventado, trocando apenas alguns itens. Cada um dos itens deve combinar com o gosto – e o humor – dos donos da casa – não dos projetistas. E tem muita coisa legal que pode estar nessa lista.

Veja 10 dicas práticas para mudar a cara do seu banheiro

1- Espelhos, dos mais clássicos aos modernos;

2- Vasos de flores e plantas naturais – de preferência espécies que se adaptam a ambientes úmidos, como aspidistra, bálsamo e chamaedorea;

Dicas de decoração para o seu banheiro

Carla Cuono Arquitetura e Interiores

3- Velas aromatizadas e difusores;

4- Cortinas coloridas, se for possível ou necessário, tanto para o box quanto para a janela de ventilação – melhor priorizar as com cores fortes e estampadas;

Dicas de decoração para o banheiro

Hall Arquitetura

5- nichos e prateleiras;

Dicas de decoração para o banheiro

Condecorar Arquitetura e Interiores

6- Cestas e caixas organizadoras para guardar toalhas, papel higiênico e itens de cabelo;

Dicas de decoração para banheiros

VGAI Valquiria Girpto Arquitetura e Interiores

7- Bandeja, saboneteira, porta-trecos e outros potinhos para guardar itens de maquiagem, algodão e cotonete;

Dicas de decoração para banheiros

Elizabeth Martins

8- Arandelas;

9- Quadros e placas decorativas;

10- Revisteiro, banquinho e cesto para roupas sujas;

11- Suporte para toalhas, para papel higiênico e ganchos para pendurar roupas;

Dicas de decoração para os banheiros

Eduarda Corrêa

Dicas de decoração para banheiros

RBP Arquitetura e Interiores

10- Adesivos e pastilhas adesivadas – um truque muito acessível para personalizar o móvel do banheiro, o espelho, o vidro do box, a caixa do vaso sanitário e outros elementos;

Dicas de decoração de banheiros

Espaço do Trato Arquitetura

Dica extra: por fim, uma solução simples – e quase sempre impensável – que é a troca da tampa do vaso sanitário por uma versão mais colorida, em madeira e até transparente com estampas.

Estas dicas de decoração para banheiro foram criadas pela equipe Viva Decora.

.