A maneira mais segura de avaliar seu imovel

Se você está pensando em vender sua casa ou apartamento e não tem ideia de quanto vale o seu imóvel, saiba que a maneira mais precisa e segura de avaliar é contratando um corretor imobiliário. Embora arquitetos e engenheiros também possam fazer esse tipo de serviço, o corretor é quem mais tem conhecimento para levar em conta fatores como localização e valor de mercado.

Normalmente, quando você coloca o imóvel a venda por intermédio da imobiliária, esse serviço de avaliação e precificação é feito gratuitamente pelo corretor. Agora se você está fazendo uma consulta somente por curiosidade ou pretende vender por conta própria, é provável que o corretor cobre uma taxa de serviço, até porque ele terá de visitar e fazer um levantamento dos vários quesitos que influenciam no preço final, que são:

  •          Localização
  •          Mobilidade
  •          Tamanho
  •          Arquitetura
  •          Estado de conservação
  •          Acabamentos como pisos, mosaicos, rodapés
  •          Área de lazer do condomínio
  •          Vagas de garagem

Muitas vezes as pessoas tendem a supervalorizar seus imóveis por atribuírem a eles valores sentimentais não justificáveis para o comprador. Dessa forma, acabam não conseguindo efetuar a venda por não encontrarem pessoas dispostas a pagar o valor que estão pedindo. Há casos também em que a pessoa avalia o imóvel por conta própria e acaba não levando em consideração fatores externos, como a localização e principalmente valor médio da região e dessa forma acaba perdendo dinheiro por falta de informação.

Para evitar erros e futuros arrependimentos, o ideal mesmo é chamar um profissional qualificado pra ajudar a avaliar e precificar o seu imóvel. Ele poderá emitir um documento que apresente argumentos palpáveis que serão úteis pra justificar o valor requerido na hora da negociação e da venda. Vale lembrar que o documento só terá validade se o corretor for devidamente cadastrado nos órgãos reguladores, nesse caso o CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis). Exija que essa numeração apareça no documento.

Quer saber mais sobre o mercado imobiliário? Então acesse nosso site e fique por dentro!