Morar em Rio das Ostras

4 minutos de leitura

Rio das Ostras é um dos melhores locais para morar na Região dos Lagos. Com cerca de 30 quilômetros de litoral, Rio das Ostras une a beleza e o aconchego da natureza à praticidade de uma cidade com excelente infraestrutura. Além disso, com a crescente busca por imóveis e valorização do mercado para compra e locação, o município representa ainda uma ótima oportunidade para quem atua no setor imobiliário.

Infraestrutura e serviços

Rio das Ostras possui aproximadamente 110 mil habitantes, de acordo com o censo 2013 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O município é considerado de pequeno a médio porte para os padrões do estado do Rio de Janeiro e a população conta com uma ampla rede de serviços públicos e privados.

Transporte

O município conta com muitas linhas de ônibus, que atravessam a cidade e passam pelos pontos mais movimentados e importantes, como o Centro, Praiamar, Cidade Beira Mar, Cláudio Ribeiro, Jardim Miramar, entre outros. Já a rodoviária da cidade está localizada no Centro e dispõe de transporte para municípios próximos, como Macaé, Araruama e Saquarema. Além disso, há transporte facilitado para outras regiões do Rio de Janeiro, inclusive para a capital fluminense, que fica a 170 quilômetros.

Saúde

Rio das Ostras também possui uma rede exemplar de serviços públicos de Saúde – com dezenas de Postos de Saúde espalhados pela cidade, dois grandes Centros de Saúde, Centros de Reabilitação, Prontos-Socorros, Caps e Farmácias Populares. Hospitais particulares também estão distribuídos pelos principais pontos do município.

Assistência Social

Na área de Assistência Social, Rio das Ostras conta com centros de atendimento de auxílio aos moradores mais necessitados em relação à habitação, economia, educação, desemprego e outros problemas sociais.

Educação

O município tem mais de 45 escolas de nível infantil, fundamental e médio, que atende mais de 20 mil estudantes. Também há centros de formação técnica. Destaque para o Polo Universitário Rio das Ostras (PURO), da Universidade Federal Fluminense – que atrai pessoas de todo o estado e de outras partes do Brasil – valorizando ainda mais o mercado imobiliário da região.

Serviços e comércio

O município possui grande rede de hipermercados, bancos, correios, shopping center, ruas de comércio, Mercado Municipal, hotéis e muitas outras utilidades essenciais que facilitam o dia a dia de seus habitantes.

Praias e natureza

Rio das Ostras conta com 15 praias, distribuídas aproximadamente 30 quilômetros de costa. Para banho, além de belas paisagens naturais preservadas, como na Praia Costa Azul, Praia do Bosque, Praia do Centro, Praia da Tartaruga e Praia da Baleia, que abriga uma escultura da famosa baleia Jubarte, que habita a costa brasileira. Na orla das praias, ciclovias, pistas para caminhadas e estabelecimentos de alimentação e itens de conveniência.  Boa parte do investimento para a preservação da natureza da cidade e programas de conscientização ambiental provém dos royalties concedidos pela Petrobrás.

Também não faltam opções para moradores e visitantes que gostam de estar ainda mais em contato com a natureza ou para a prática de esportes radicais. Destaque para a Rocha Leão, formada por serras e pequenos montes, onde predomina o ecoturismo. Outro ponto de interesse ambiental é o Monumento Natural dos Costões Rochosos, que reúne uma exuberante riqueza de flora e fauna. Destaque também para os Manguezais – uma ampla área de preservação ecológica.

Cultura e História

Atrações culturais também atraem visitantes e embelezam e valorizam ainda mais a cidade. Algumas das opções para visitar é a Casa de Cultura, que oferece exposições diversas, o Museu Sambaqui da Tarioba, com peças arqueológicas datadas e catalogadas da origem pré-histórica da região,  e o Poço de Pedras do Largo de Nossa Senhora da Conceição – construção que data o século XVIII e reconstruída no ano 2000 como resgate da identidade cultural de Rio das Ostras.

Está pensando em morar em Rio das Ostras? Temos o imóvel ideal para você! Entre em contato que podemos ajudá-lo!

.

One Response

  1. jeniju123