O que é melhor, comprar uma casa pronta ou um terreno para construir?4 minutos de leitura

O sonho da casa própria talvez seja o sonho de consumo mais comum entre os brasileiros. Contudo, algumas dúvidas pairam na hora de escolher no investimento a ser feito. Por isso, neste post vamos apresentar os prós e os contras, para que você consiga responder à seguinte questão: comprar uma casa pronta ou um terreno para construir?

As vantagens de comprar uma casa pronta

As vantagens começam pela facilidade de avaliação, afinal, você está diante de uma casa pronta e pode verificar como está a estrutura, a beleza, os aspectos visuais. Você também não se incomoda com os problemas que podem acontecer durante o período de construção, como paralisação por conta das chuvas, planejamento financeiro, qualidade do serviço e até eventuais erros. Para quem precisa de uma casa nova rapidamente, comprá-la pronta também elimina a possibilidade da espera.

Até para conseguir um financiamento é mais fácil, pois os bancos estão mais habituados a oferecer crédito para compra de imóvel pronto – já que nem todos oferecem financiamento para construção. Além disso, se você quer morar numa região com bastante comércio, escola para seus filhos e outras particularidades é possível que seja mais fácil encontrar uma casa pronta do que um terreno para construir.

As desvantagens de comprar casa pronta

Vamos começar falando de dinheiro, pois é bem mais caro comprar casa pronta. Além de ter a possibilidade de se mudar com rapidez, há investimentos que o proprietário fez em detalhes arquitetônicos e reformas, o que valoriza o imóvel.

Existe também uma certa burocracia com a documentação, pois você terá de se certificar de que não há nenhum problema com os registros e licenças. Toda a legalização acaba caindo sobre o comprador, que precisará negociar com o proprietário caso haja documentos a serem regulamentados.

E também, não se pode negar, existe o desconforto de ter que se adaptar em um ambiente que não foi pensado para você. Bem, caso você goste de todos os detalhes, este último tópico já está resolvido.

As vantagens de comprar um terreno para construir

A principal vantagem está no custo. Se bem planejada, a construção de uma casa pode sair bem mais barata do que a aquisição de um imóvel pronto. Você fará os orçamentos, com ajuda de algum profissional especializado, como um engenheiro, por exemplo, mas, ainda assim, ainda está em suas mãos o controle dos custos.

Outro ponto interessante é a possibilidade de construir com um projeto pensado para você e sua família – os gostos, a praticidade desejada, enfim, o que você sonha. Você sentará com um engenheiro ou arquiteto e dirá o que espera da sua casa própria. Também a legalização costuma ser mais rápida do que ao adquirir um imóvel pronto, pois não há irregularidades para serem resolvidas.

As desvantagens de comprar um terreno para construir

Todo o planejamento, contratação de projeto e empreiteira de obras está sob os seus cuidados. Isso requer tempo e disponibilidade para acompanhar tudo de perto do início ao fim do processo de construção. Se você for ocupado demais, talvez isso seja um grande desafio.

Conseguir mão de obra qualificada com preço justo também está ficando cada vez mais difícil. Lembre-se de que você precisará ter boas habilidades de negociação e muito cuidado para contratar profissionais em quem possa confiar— os erros também ficam sob sua responsabilidade.

Como as cidades estão cada vez mais superlotadas, a própria tarefa de encontrar um terreno vazio em um local que ofereça a infraestrutura que você busca, com um valor razoável, pode não ser uma tarefa fácil.

Conclusão

É preciso avaliar os pros e os contras na hora de decidir investir num imóvel, tanto para compra quanto para construção. E, como vimos, não estão envolvidos no processo somente os aspectos financeiros. Por isso, antes de se decidir, faça pesquisas, consulte profissionais especializados, meça as vantagens e as desvantagens.