Principais erros na hora de escolher um imóvel

3 minutos de leitura

A escolha de um imóvel é uma etapa importante porque é um local onde você pode morar ou querer investir, então se houver arrependimentos futuros, não terá como voltar atrás. Isso pode gerar frustrações, além de prejuízos financeiros. Sendo assim, o melhor é conhecer os erros mais cometidos durante a compra de um imóvel e ficar atento.

Erros mais cometidos ao adquirir um imóvel

1 – Não saber exatamente o que você quer

Não há como escolher um bom imóvel se você ainda não sabe bem o que quer. Antes de sair procurando, tenha em mente o que procura porque, muitas vezes, as pessoas ficam na dúvida e não definem bem os critérios para esta escolha, o que acaba fazendo com que se arrependam quando o imóvel não atende suas expectativas.

Tenha em mente que, se for comprar um imóvel residencial, por exemplo, deve saber se quer um apartamento ou casa, se prefere quintal grande ou pequeno, se deve ter vagas na garagem (e quantas vai precisar), se precisa estar em determinada região para favorecer seu acesso ao trabalho ou à casa de parentes e amigos. Para imóveis comerciais também se deve fazer as mesmas perguntas, sempre alinhando o imóvel aos seus gostos e a suas necessidades.

2 – Não fazer uma boa pesquisa

Após definir o tipo de imóvel que quer, não adianta ver um único local e já querer comprá-lo. Você deve pesquisar diversas opções para que possa comparar as vantagens e desvantagens de cada imóvel e poder fazer uma proposta.

Depois de conhecer o máximo de lugares com as características que procura, liste as vantagens e desvantagens de cada um. Faça uma lista elencando as características a partir dos critérios que considera mais importante. Ou seja, se você dá mais importância à localização do que ao número de vagas na garagem, por exemplo, utilize isso como critério de escolha. Liste tudo e depois avalie qual possui mais vantagens, assim ficará mais fácil escolher.

3 – Não pesquisar sobre o corretor e a empresa que faz negócio

Não adianta querer fazer negócio com qualquer pessoa que aparece na sua porta oferecendo a venda de um bom imóvel ou então com uma empresa de que nunca ouviu falar.

Busque conhecer a reputação da empresa e a qualificação do corretor antes de fechar a compra para que possa se certificar de que estará fazendo um negócio limpo e terá todo o suporte necessário quando precisar.

4 – Não realizar visitas em diversos horários no mesmo imóvel

Depois de escolher o melhor imóvel, é preciso visitá-lo em períodos diferentes do dia para saber onde o sol bate de manhã e à tarde, além de ver se o local é muito movimentado durante a noite (principalmente quando for perto de locais comerciais). Não custa conversar com seu corretor e alinhar estas visitas para não se arrepender de nada depois.

Sabendo quais os principais erros na hora de escolher um imóvel é possível fazer uma boa compra e evitar qualquer tipo de arrependimento depois de finalizar a compra.

Está querendo comprar um imóvel na Região dos Lagos? Quais critérios você prioriza em um imóvel? Compartilhe nos comentários!

.