Quais os melhores bairros para morar em São Gonçalo-RJ?4 minutos de leitura

Eternizada na música de seu Jorge, São Gonçalo é uma das principais cidades do estado do Rio de Janeiro. Já na entrada, recepciona seus visitantes e moradores com a famosa frase “São Gonçalo, a cidade que mora dentro da gente”, conquistando seus moradores que trabalham ou estudam na região. Para quem ainda não conhece, vamos falar um pouco sobre a cidade, curiosidades e os melhores bairros para morar.

São Gonçalo foi primitivamente habitada por índios Tamoios, surpreendidos pelos portugueses e franceses, e viveu intensamente os ciclos do pau-brasil e da cana-de-açúcar. Mas hoje se trata da segunda maior cidade do estado com pouco mais de um milhão de habitantes e forte poder industrial.

A proximidade com a capital do estado (apenas 20 km de distância do Rio de Janeiro) e o fácil acesso fazem de São Gonçalo um ponto estrategicamente bom para negócios. Além disso, é passagem para a região turística da Região dos Lagos e a cidade de Niterói.

A cidade possui um setor comercial bem farto, com grandes lojas de departamentos, famosas redes de supermercados, shopping centers e comercio diversificado.  O acesso à São Gonçalo é feito por ônibus e vans municipais (identificadas pela frase “Transporte Alternativo”), com rotas semelhante às dos ônibus.

Os principais bairros de São Gonçalo

Atualmente, a cidade de São Gonçalo possui mais de 90 bairros, e tantos outros sub-bairros, dentre os quais alguns se destacam por uma melhor qualidade de vida. Para você que está pensando em morar na região, listamos os quatro melhores bairros de São Gonçalo.

Galo Branco

Um dos bairros com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de São Gonçalo. Abriga uma escola Municipal e tem como principal via a Avenida Maricá, que faz a ligação com outros dois bairros famosos: Santa Catarina e Alcântara.

O nome do bairro tem uma historia curiosa, associada a um grande comerciante local, dono da “Casa de Ferragens Galo Branco”. Historiadores contam que o comerciante foi um dos primeiros moradores locais, dono de uma fazenda que servia de passagem para quem quisesse chegar ao bairro conhecido hoje como Chumbada.

A porteira da fazenda passou a ser referência para os pedestres, que acabaram apelidando o comerciante de Homem do Galo Branco. O nome pegou tanta fama que ele próprio decidiu colocar uma estátua de um galo branco na porteira da fazendo, dando origem, posteriormente ao bairro Galo Branco.

Paraíso

O bairro, considerado de classe média e classe média alta, é famoso por realizar os desfiles das escolas de samba de São Gonçalo. Possui características bem residenciais que se contrastam com uma grande circulação de pessoas e tráfego de automóveis em suas principais vias, bastante urbanizadas.

O fluxo intenso ocorre devido à grande concentração de comércio, que se constitui de lanchonetes, bares, padarias, farmácias, açougues, supermercados, consultórios médicos, igrejas e muitas lojas de móveis, calçados e roupas, caracterizando o bairro como referência de compras na região.

O bairro Paraíso também é muito bem servido quando o assunto é educação e transporte público, já que por ali estão diversas escolas da rede pública e particular e passam muitas linhas de ônibus, que facilitam o acesso ao centro de São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro.

Neves

Após sucessivos investimentos realizados na década de 90, o distrito mais antigo de São Gonçalo tem sido, ultimamente, ponto de referência da vida econômica, política e social da cidade, com alto índice de IDH.

O bairro está localizado bem próximo às cidades de Niterói e Rio de Janeiro, em um ponto estratégico que fez com que, antigamente, o Porto de Neves facilitasse a produção provinda de São Gonçalo. No local funcionava o Mercado Público Cônego Goulart importante por atender às demanda por mercadorias diferenciadas e marcado pelo grande comércio de peixe.

Alcântara

Alcântara é outro bairro de São Gonçalo com características bem comerciais que atraem uma grande circulação de pessoas e tráfego intenso de carros. Na aglomeração comercial, que engloba os bairros de Colubandê, Vila Três e Raul Veiga, as opções são variadas, com muitas lojas de eletrodomésticos, roupas, calçados, móveis, tecidos, além de shopping centers e grandes supermercados.

Além disso, o bairro possui boas áreas de lazer, hospitais, clinicas medicas, escolas, igrejas, órgãos do governo, grandes empresas, agencias bancarias, centros comerciais etc. O transporte também é outro ponto positivo do bairro, que conta com bem servido terminal rodoviário.

Por curiosidade, Alcântara é o bairro natal do famoso personagem de Pedro Cardoso, Agostinho Carrara, no seriado da Rede Globo “A Grande Família”.

9 Comments

  1. Luciano
  2. Carlos
  3. Carlos
  4. DANILO CARLO MOREIRA
  5. Rosiclea Miriam Machado Prreira