10 truques para aproveitar esquinas e cantos difíceis

4 minutos de leitura

Todas as residências possuem áreas que são pouco aproveitadas, o que acaba diminuindo o espaço para armazenamento. Mas o que temos visto, cada vez mais frequente, nos dias atuais, são soluções simples que podem resolver esta questão, sem precisar fazer grandes investimentos que acabam pesando no orçamento familiar.

Locais que ficam totalmente esquecidos podem ser utilizados para a instalação de prateleiras, armários, nichos e uma infinidade de elementos que aumentam consideravelmente a área útil de sua casa. E tem também a região onde as paredes se encontram (as esquinas), que são poucos exploradas.

Para comprovar que tudo isso é possível nós, e o Habitissimo, separamos algumas dicas bem interessantes para você avaliar qual delas pode ser aplicada em sua casa.

Aproveitar cantos da casa

Dispensa inteligente – Picbear

Um pequeno local entre duas paredes pode ser perfeito para você criar uma linda dispensa para guardar seus mantimentos e temperos. Esta ideia aproveita, inclusive, a porta (como de uma geladeira) que com apenas 10 cm ou 15 cm de profundidade consegue armazenar garrafas e latas. No interior algumas prateleiras, bem organizadas com caixas, podem abrigar outros itens. Neste exemplo ainda foi possível incluir um gaveteiro na lateral.

Aproveitar cantos da casa

Nada aparenteArchilovers

Na divisória que separa o quarto do banheiro, uma prateleira deslizante pode esconder seus produtos de higiene pessoal. Quando está fechada ninguém diz que naquele espaço há um armário embutido. Como o mesmo material foi aplicado em ambas as superfícies, se o móvel não estiver aberto o que parece é que ali há somente uma parede decorativa.

Aproveitar cantos da casa

Embaixo da escadaCarolina Carvalho Arquitetura

Em sobrados sempre há uma escada, mas a área abaixo dela é sempre esquecida e não utilizada. Porém, este espaço pode servir para um home office, área de leitura e até mesmo para você guardar roupas de cama, mesa e banho ou documentos e livros. Olhe quantas gavetas cabem neste exemplo da foto. Mas você também ganha em beleza, porque este móvel branco contrastando com o piso escuro ficou incrível sob a escada.

Aproveitar cantos da casa

Pilares que não atrapalhamPinterest

E agora? Imóveis antigos com colunas bem no meio da sala! Tranquilize-se, porque se não podem ser retiradas, podem servir para criar uma separação visual entre dois ambientes, e com muito charme. Aqui a decoração incorporou o pilar a uma linda mesa com tampo de madeira. Perceba também que na parte de cima uma prateleira criou espaço para garrafas de bebidas e tudo ficou harmonioso, além de super moderno.

Aproveitar cantos da casa

Só meio metro?Pinterest

Se você precisar de um lugar para um home office e o único espaço disponível é uma pequena área em seu quarto, use a criatividade. Utilize cada centímetro com inteligência. E olha que mesmo que sejam apenas 50 cm é possível colocar prateleiras que fazem a vez de uma mesa de trabalho e uma estante para guardar documentos e pastas. A única preocupação é ter um ponto de energia para que você ligue uma luminária e seu computador. Nesta idéia o branco gera uma sensação de amplitude, por isso prefira cores claras para espaços reduzidos.

Aproveitar cantos da casa

Lugares improváveisNerdy Buyer

O desafio nessa decoração foi aproveitar a altura, por isso se sua residência tiver um pé direito com metragem suficiente para produzir um segundo nível, faça como nesta sugestão. O dormitório foi inserido de forma muito funcional sobre uma pequena sala de estar, aproveitando a esquina que havia no cômodo integrado. A cozinha ficou logo a frente e otimizou o espaço que é bem reduzido, muito comum em grande parte dos apartamentos da atualidade.

Aproveitar cantos da casa

Áreas de passagemknowledgemuseumbd

O mesmo móvel atende a cozinha, servindo de apoio, e do outro lado ele abriga correspondências e chaves, por exemplo. Veja que foi colocada uma única bancada para ganhar mais área de circulação e a estante, que complementa a divisória, não bloqueia a entrada de luz e mantém o local mais aberto e arejado. A cozinha conta com móveis feitos sob medida e na cor branca, o que aumenta a claridade no cômodo.

Aproveitar cantos da casa

Não é somente um corredorPinterest

Longos, ou não, os corredores que dão acesso aos demais cômodos da casa podem ser perfeitos para uma estante de livros. Observe que estas prateleiras não têm muita profundidade, mesmo porque não é necessário, porém elas ocupam toda a extensão do corredor. E você ainda ganha um apoiador para objetos decorativos e quadros.

Viu como não é tão complicado produzir áreas funcionais em sua casa, mesmo nos locais mais inesperados? Agora é só colocar em prática.

.