Casa ou apartamento. O que é melhor para morar?

3 minutos de leitura

Hoje em dia na hora de escolher um imóvel nos deparamos com uma série de dúvidas, escolher entre casa ou apartamento é a primeira e talvez a mais difícil dentre elas. Ter uma casa com um belo quintal e quem sabe até árvores frutíferas no jardim pode parecer a princípio um sonho, mas será que você está preparado para arcar com os custos de manutenção e com as obrigações que ela traz?

Além da questão financeira, a escolha entre uma casa ou um apartamento está relacionada ao perfil do morador e de que modo ele pretende interagir com seu espaço. Há questões importantes como segurança versus liberdade e custo benefício. Se você está nesse impasse, leia a seguir algumas dicas que poderão ajudá-lo a decidir qual tipo de imóvel tem mais a ver com você ou está mais acessível no momento.

Manutenção X Condomínio

Ao optar por uma casa você deve estar ciente de que terá alguns gastos que não existiriam caso optasse por um apartamento. Por exemplo, se for construir a casa você terá de adquirir um terreno antes. Ter um quintal também gerará custo caso você queira deixar a área externa bonita e aconchegante. Além disso, há manutenção com telhado, calhas, pintura e jardim, coisas que no caso do apartamento não seriam de sua responsabilidade.

No entanto lembre-se que todo condomínio tem uma taxa paga justamente para fazer a manutenção do prédio. Essa taxa varia de acordo com o valor do imóvel e com os serviços prestados, como área de festas, piscina, sauna, academia, sala de jogos, cinema, enfim, quanto mais mordomias, maior a taxa, que em alguns casos chegam a custar mensalmente mais que o equivalente ao valor médio de um aluguel.

Segurança X Liberdade

Apartamentos são mais seguros por terem porteiros e constante circulação de vizinhos. Ao contrário das casas que são mais visadas por assaltantes, os apartamentos dão uma sensação maior de segurança principalmente para quem viaja muito ou passa a maior parte do dia fora. No entanto pra quem gosta de fazer festas e comemorações a noite e curtir seu espaço a seu modo, sem ter que obedecer regras e horários previamente definidos, saiba que a casa dará muito mais liberdade do que o apartamento.

Privacidade X Convivência Social

A escolha do seu lugar pra morar deve, acima de tudo, estar de acordo com sua personalidade. Há pessoas que gostam de viver em comunidade e ter a oportunidade de criar um ciclo de amizades dentro do condomínio e, de quebra, ter alguém para regar as plantas e alimentar os peixes quando é necessário se ausentar por um longo período. Mas há pessoas que preferem ter mais privacidade, não propriamente se isolando, mas vivendo de uma forma mais discreta e intimista e nesses casos a casa sempre é a melhor opção.

Caseiro X Turista

Ainda na linha da personalidade está a possibilidade de escolhermos o que é mais importante pras nossas vidas. Se você é do tipo que prioriza praticidade, prefere encontrar os amigos na rua e geralmente é turista da própria casa, então o apartamento é a solução mais adequada. Mas se você presa por aconchego, ama ficar em casa e necessita de algum tipo de contato com a natureza então uma casa com quintal é o mais indicado.

O importante é sentir-se em casa

Seja a escolha casa ou apartamento, o mais importante é que o ambiente traga suas referências e proporcione uma atmosfera que faça com que você viva melhor. Sua casa deve te dar a sensação de segurança, acolhimento e aconchego. No Portal Ei Imóvel você tem milhares de opções à sua escolha.

.