Casa ou apartamento – Qual a melhor opção para meu estilo de vida?

3 minutos de leitura

Muitas pessoas, que moraram a vida toda em uma ampla casa, dizem não se adaptar a um apartamento pequeno. Por outro lado, outras, que temem pela segurança, dizem preferir a segunda opção. Mas, não são apenas os aspectos relacionados ao espaço e segurança, que devem definir sua decisão na hora de comprar casa ou comprar apartamento.

Para adquirir um imóvel, é necessário pesquisar muito e ponderar várias características do seu estilo de vida e dos moradores. Só assim, você garantirá a casa dos sonhos.

Trazemos algumas dicas para escolher entre casa ou apartamento do ponto de vista dos aspectos mais importantes na hora de decidir por um imóvel.

Segurança

Apartamento é mais seguro, sem dúvidas. Claro que depende também das condições: um apartamento com porteiro ou controle de entrada tem muito mais segurança. Já uma casa com portão e muros que possuem dispositivos de segurança (porteiro eletrônico, cerca elétrica, alarme), também pode ser bem segura.

Uma opção para quem deseja mais segurança em uma casa térrea é buscar comprar casa em condomínios fechados.

Espaço

Há a ideia de que uma casa é mais espaçosa que um apartamento. Tudo dependerá de alguns fatores, claro. Há apartamentos muito espaçosos, com varandas gourmets e jardins privativos. Mas, geralmente, são bem caros.

Já, na questão de espaços compartilhados (como áreas de lazer e churrasqueiras de prédio), algumas pessoas, acostumadas com casa, poderão não se sentir muito livres. Isso porque há regras nestes espaços (horários, regras de limpeza etc.).

Sendo assim, para quem faz questão de um espaço só seu, para fazer o que preferir, na hora que quiser e abusar dos ambientes com móveis rústicos, deve optar pela casa.

Vida social

Para pessoas que gostam de fazer amizades novas, viver em apartamento é ótimo. Os vizinhos estão próximos e podem se encontrar em áreas comuns. Atualmente, com o WhatsApp, há, até mesmo, o costume de fazer grupos com interesses em comum para compartilhar informações e marcar encontros.

Numa casa, porém, os moradores podem ficar mais à vontade para receber amigos, afinal, a privacidade é maior.

Crianças

Para crianças, uma casa com quintal, certamente, é uma ótima opção para brincadeiras ao ar livre e esportes. Porém, com os novos condomínios, repletos de opções de lazer – quadras, piscinas e playgrounds – os apartamentos modernos se tornaram muito atrativos.

Pesquise todos estes aspectos antes de decidir, baseado em sua família ou planos para o futuro.

Custos

Comprar casa é mais caro que comprar apartamento, se considerarmos o metro quadrado (claro que, dependerá das variáveis – região, estado do imóvel, estrutura, padrão etc.). Porém, no apartamento, há a questão do condomínio. Este valor pode ser bem caro e custar quase o valor de um aluguel. Portanto, olho nisso!

Animais de estimação

Para quem curte ter muitos animais de estimação ou, ainda, animais de grande porte, o ideal são as casas térreas. Afinal, não são todos os prédios que toleram animais e, mesmo nos que aceitam, não é interessante confinar um animal muito grande ou que possua uma natureza mais necessitada de ar livre.

Se você pensa em comprar/ adotar um companheiro, pesquise sobre as necessidades da raça. Se você vive em apartamentos pequenos e tem disponibilidade para passear com seu amigo apenas algumas horas por dia, o ideal é que escolha cães e gatos próprios que aceitem esta rotina e não sofram (e também não te causem transtornos).

Sua escolha

E, por fim, o que determinará a escolha na hora de comprar casa ou comprar apartamento ou ainda, alugar, é a maneira como você vai se sentir no imóvel e se as outras características te atendem.

Leia mais sobre comprar casa em “4 dicas básicas para comprar uma casa sem dor de cabeça

.