Como comprar um imóvel sem risco de arrependimento no futuro?

3 minutos de leitura

Dentre as muitas rentáveis opções de investimento em longo prazo disponíveis no mercado, a compra de imóveis é com certeza a mais buscada. Tal escolha é definida tanto por quem possui capital suficiente disponível, quanto por quem pensa em recorrer aos financiamentos imobiliários.

Entretanto, é preciso analisar cautelosamente todos os pontos da negociação, para que não haja o risco do arrependimento. Afinal, voltar atrás na compra neste tipo de transação é uma tarefa quase impossível: ou o proprietário tenta repassar o imóvel ou acaba “perdendo” dinheiro.

Como comprar um imóvel sem se arrepender

Viabilidade financeira

Adquirir um imóvel sem antes analisar as condições financeiras é uma das causas do arrependimento da compra e, consequentemente, do endividamento. Deve-se ter em mente que encarar um financiamento de 35 anos implica na redução do seu orçamento, por igual período.

Também é preciso levar em conta os custos de vida, que podem se elevar por conta de uma simples mudança de bairro. Antes de fechar negócio, coloque na ponta do lápis todos os custos que o novo imóvel poderá representar na vida da família. Tais custos vão muito além da mensalidade do financiamento.

Saiba quem é o proprietário

Os golpes envolvendo a venda de imóveis são mais frequentes do que se imagina. Muitas vezes, pessoas mal intencionadas os vendem sem que o próprio dono tenha conhecimento. Negociar diretamente com uma imobiliária de confiança ou com o proprietário é regra. Adicionalmente, é importante checar toda a documentação original, bem como solicitar no cartório cópia atual da matrícula com certidão de ônus.

No caso das vendas realizadas pelos corretores, é imprescindível conferir a matrícula do Creci. Lembre-se que falsos corretores também são fáceis de encontrar!

Planejando o futuro

Apesar de os imóveis menores serem os “desejados do momento”, o comprador deve ter em mente o que planeja para o futuro. Se hoje um apartamento de um dormitório é o ideal, daqui a 10 anos, depois do casamento e dos filhos, pode não ser a melhor escolha. Por isso, é imprescindível pensar no futuro antes de fechar a compra: analise seus planos, desenhando a vida daqui a 10, 15 ou 20 anos.

Entenda o contrato

Assinar o contrato de compra de imóvel sem compreender, de fato, as cláusulas, pode ser perigoso. Às vezes o comprador sente vergonha de sanar suas dúvidas, o que pode acarretar em desvantagem para si. O poder de uma assinatura é alto!

Antes de assinar as folhas do contrato, leia-o por inteiro e pergunte o que julgar necessário. Se possível, peça auxílio de um advogado de confiança.

Analisando todos os tópicos abordados, conclui-se que a melhor maneira de prevenir um possível arrependimento na compra de um imóvel é planejando e se preparando por completo para o processo de compra. O sucesso da negociação não depende somente das propostas apresentadas pelo vendedor, mas também da atenção do comprador.

Gostou das dicas? Acesse nosso site e obtenha milhares de opções de venda e aluguel de imóveis na Região dos Lagos!

.