Dicas para organizar suas finanças pessoais e focar em seus objetivos

2 minutos de leitura

Texto produzido pela Lopes (*)

Como está sua conta bancária? Tem dinheiro suficiente para comprar a casa dos seus sonhos? Se a resposta é não, está na hora de começar a organizar suas finanças pessoais.

Já foi comprovado que dívidas podem comprometer a saúde emocional, além de afetar na produtividade do trabalho e gerar problemas no ambiente familiar. Por isso, é importante aprender a gerenciar seu dinheiro para não correr o risco de se endividar. Aqui vão algumas dicas:

Planilha

Crie sua planilha e coloque todos os gastos, receitas e investimentos, mantendo-a atualizada sempre. Divida entre gastos fixos (água, luz, telefone, etc.) e variáveis (restaurantes, estacionamento, roupas, etc).

Se não gosta de planilhas, existe muitos aplicativos para celular que também é possível guardar seus gastos e analisá-los.

Lista de prioridades

Faça uma lista com as despesas de cada mês e depois elimine o que não é essencial. Veja tudo que é prioridade e o que pode ser evitado/adiado, como compras de roupas ou idas ao restaurante. O objetivo é reduzir os gastos desnecessários.

Planejamento do seu sonho

Calcule quanto você vai gastar para realizar seu objetivo. Seja qual for sua escolha, um carro, uma viagem, um apartamento ou casa nova ou é importante reorganizar seu orçamento, fazer uma poupança e saber quanto tempo demorará para alcançá-la.

Evite as dívidas

Defina um prazo para pagar tudo o que está devendo. Além disso, evite novas dívidas como cartão de crédito, mesmo depois de tudo quitado. Não caia em tentação, mantenha a disciplina e organize-se.

Aprenda a investir

Depois que tiver com as contas em dia e sem dívidas pendentes, uma boa dica é aprender a investir. São muitas opções de investimentos, entre elas estão LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e LCI (Letra de Crédito Imobiliário). Busque um de acordo com seu perfil.

Lopes é considerada a maior empresa de consultoria imobiliária do Brasil. Já foi responsável pela intermediação de mais de 900 mil unidades de imóveis, conta com um time de aproximadamente 15 mil corretores associados e está presente em 9 estados do país.

Saiba mais sobre Mercado e Economia no Blog da Lopes.

.