Iluminação de piso e parede, saiba a escolha certa para cada tipo de ambiente

6 minutos de leitura

Hoje vamos falar de um assunto muito importante em se tratando de iluminação dos ambientes; estamos acostumados a falar sobre lustres e pendentes, mas hoje falaremos sobre iluminação de piso e de parede!

Sabemos que todos os tipos de luminárias tem basicamente duas funções, a primeira é de iluminar e a segunda de decorar, isso independentemente do tipo de construção. E existem inúmeros modelos para atender a ambas funcionalidades, seja para áreas externas ou internas, podemos encontrar no mercado, luminárias para todos os gostos e necessidades.

Existem vários tipos de luminárias, e estas devem ser escolhidas de acordo com o local a serem instaladas. Na hora de reformar ou construir é necessário pensar em que efeito pretende-se criar a partir da iluminação, e de acordo com isso executar os circuitos e pontos nos forros, paredes e piso onde se pretende realizar as instalações de tais luminárias. Apesar de termos diversos modelos de luminárias, hoje vamos nos ver às de Piso e de Parede:

LUMINÁRIAS DE PISO

Iluminação de piso e parede

Iluminação de piso – fonte Pinterest

É um modelo muito interessante especialmente para decorar e iluminar áreas externas e corredores, também é muito usada nas frentes (fachada) das casas, área de piscina, entre outros.

Assemelham-se aos spots usados embutidos no teto de gesso por exemplo, mas diferentes desses as luminárias de piso tem seu foco de iluminação para cima, pois estão embutidas no piso.

As luminárias de piso conferem uma característica charmosa e moderna ao ambiente quando bem projetada, pois sem dúvidas além de iluminar são ótimas para decorar, principalmente áreas externas como jardins, realçando a beleza natural dos mesmos.

Dentre as luminárias de piso, podemos destacar alguns tipos:

Spots – Como já mencionado anteriormente se assemelham aos colocados no forro de gesso, com a diferença de que neste a instalação é feita no piso, conferindo uma funcionalidade diferente, podendo ser usada, principalmente em áreas externas, como jardins e área de piscina.

Iluminação de piso e parede

Spot de embutir – Lustres Amandini

Luminárias com hastes longas – Tem como principal característica ser adaptável a diversos ambientes, além disso existem alguns modelos dobráveis que são ainda mais versáteis. Alguns desses modelos podem ser usados também em áreas externas, mas uma grande parte é usada nos interiores, como escritórios, sala de estar e dormitórios. Esse tipo de luminária é muito eficaz quando se necessita de um foco de luz direcionado, como por exemplo em uma estação de trabalho (escritório), ou próximo uma poltrona de leitura.

As luminárias de chão tem variedade estrutural mas também podem ter uma grande variedade relacionada ao material de fabricação, podendo ser de madeira, que deixa o ambiente com aspecto um pouco mais rustico; de alumínio que às torna de fácil limpeza e manutenção; Ferro para aqueles que têm uma personalidade forte e deseja colocar isso na decoração, ou aço que traz uma pegada mais industrial e moderna. Também são de diferentes formatos e cores, que podem ser escolhidas de acordo com a individualidade de cada um, as luminárias são peças fundamentais que vão ajudar a compor a decoração do seu imóvel, deixando-o transparecer a sua personalidade.

LUMINÁRIAS DE PAREDE

Iluminação de piso e parede 

Iluminação de parede – fonte Pinterest

Assim como os demais tipos de luminárias que falamos, as luminárias de parede são ótimas para decoração, isto porque diversos modelos desse tipo de luminária oferecem efeitos de luz belíssimos que podem ser usados para projetar luz nas paredes ou em outros objetos, ou seja, iluminação pontual. Claro que além de decorar, assim como todo tipo de luminária também vamos ter a sua função principal que é de iluminar o ambiente em questão. Esse tipo de luminária tem ganhado muito destaque nos últimos anos e a cada dia encontramos mais e mais modelos no mercado, por isso é necessário ter uma atenção redobrada na hora da escolha, pois corremos o risco de escolher algo bonito, mas que não tem nada a ver com nosso estilo.

Também chamadas arandelas elas produzem luz difusa, iluminando indiretamente podendo criar diferentes efeitos e resultados, fazem que seu cômodo se torne mais aconchegante. É uma forma diferente de iluminar o ambiente, podemos a partir desse tipo de luminária dar destaque a algum objeto sem que se ofusque o restante. Esse tipo de luminária é muito usado em corredores, salas, quartos e banheiros; e em cada um desses cômodos existem tipos de diferentes que valorizam o espaço tornando-os mais charmosos e elegantes, até porque como já mencionamos a função de uma luminária vai muito além de iluminar, mas também de decorar, tornando seu imóvel ainda mais acolhedor, pois existem algumas luminárias tão bonitas que deixa tudo muito mais arrumado e gracioso.

Algumas dicas na escolha da luminária de parede certa:

Por existir diversos modelos de arandelas, existe um grande risco de escolher a peça errada para seu estilo ou para a decoração escolhida para seu imóvel, é preciso pensar em seus moveis para que ambos se casem. Além disso pense na proporcionalidade, pois tamanhos desproporcionais podem “pesar” na decoração, tendo o resultado inverso do esperado.

As luminárias de parede também são muito usadas em nichos, nesse caso assim como nos demais é necessário um planejamento prévio, para que se façam as instalações. As lâmpadas mais indicadas para esse tipo de instalação são as de LED pois não esquentam e são de baixo consumo.

Apesar de luminárias de parede serem usadas preferencialmente em alguns cômodos, elas podem ser usadas em qualquer lugar: quarto, sala, lavabo, varanda, fachada, etc. Mas devemos nos atentar, pois a intenção de se usar uma arandela é de chamar a atenção para a iluminação em si, ela não tem a funcionalidade “tradicional” de iluminação, mas deve além disso ser pensada como um artigo de decoração, a principal intenção de se instalar esse tipo de produto é de criar um clima interessante, através do jogo de luz, chamando atenção para determinado espaço.

Vale lembrar que as arandelas devem fazer parte de um projeto de iluminação maior, e não ser as únicas fontes de luz do ambiente. O seu uso é recomendado para decorar e ajudar na iluminação, mas não devem ser as peças de iluminação total.

Iluminação de piso e parede

Arandela aramado – Lustres Amandini

Essas foram algumas informações e dicas sobre luminárias de piso e parede, espero que tenha tirado algumas de suas dúvidas e dado também um pouco mais de inspiração para seus próximos projetos.

.