Saiba o que você pode fazer para evitar prejuízos ao adquirir a casa própria

2 minutos de leitura

A compra de imóvel é um passo que deve sempre ser tomado com muita cautela – ainda mais em tempo de crise econômica. A desatenção e falta de alguns cuidados essenciais pode custar muito caro para que procura casas para comprar e seleciona compulsivamente. Entenda que medidas preventivas você pode tomar para evitar surpresas desagradáveis após a compra da casa própria.

Primeiramente, certifique-se do valor do imóvel que você pretende comprar. Não é recomendado adquirir uma casa sem ter recursos próprios. Busque saber quanto pode ser financiado e não esqueça de levar em consideração a sua renda familiar. Faça simulações e tenha em mente que é fundamental não comprometer mais de 20% de sua renda familiar e procurar pagar menos juros quando o prazo do financiamento estiver chegando ao fim.

Após isso, avalie o espaço físico do imóvel e verifique se ele irá atender às necessidade da sua família. Leve em consideração a quantidade quartos, vagas na garagem, localização, custos com reparos internos, segurança do bairro, taxa de condomínio (se for o caso) e valor do IPTU a ser pago. Conheça a realidade do local desde os vizinhos que poderá ter ao trânsito que viverá cotidianamente.

Pense também no quanto o imóvel pode, ou não, ser valorizado futuramente como também no valor de revenda que poderá adquirir. Além disso, em casos de análise de planta ou de construção de um imóvel novo, consulte órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, para ter conhecimento de possíveis problemas com a construtora responsável, por exemplo.

Lembre-se, também, que um imóvel pode ir muito além de seu valor. As despesas extras, como gastos com mudança, instalações hidráulicas e elétricas e decoração certamente surgirão. Além disso, no caso de um imóvel usado, surgirá a necessidade de reformas para que a casa se adapte às suas necessidades. Por isso, a avaliação prévia acompanhada de um profissional é fundamental neste momento.

Por fim, ao fechar o negócio certifique-se de ter em mãos toda a documentação referente tanto ao imóvel quanto ao vendedor para que não hajam pendências caso surja algum problema burocrático. Leia o contrato e busque entender cada cláusula dele presente e não esqueça que é sempre bom consultar algum profissional no assunto para ter um melhor aconselhamento.

.